sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Anotaçãoes 4 - Inventar o gesto e, depois, dar o sentido

Segundo semestre de 1976
Texto sem marcação de dia e mês

Precisamos passar a descobrir os gestos escondidos. Eles são mais ricos, mais precisos. Descobrimos e incorporamos. Estou muito alucinado?

O que temos feito é inventar o gesto, e depois querer dar o sentido. Então, qualquer gesto regula as frases da vida. Mas o caminho é descobrir os gestos que já tem sentido e usá-los.

Ser Sepulto - A única marcação era os atores conversando com a platéia.

  • Vou confessar: Só vou conseguir fazer teatro do jeito que estou pensando se conseguir a credibilidade de vocês. Tenho umas crendices contra as quais vocês lutam: ler a cultura brasileira; os costumes; as tigelas...

    As inconsciências para mim, eu vejo na cara. Aí eu vou e destruo. Isto aqui é uma cartase para mim. Senão eu morro. Preciso disso.
    A apresentação/ensaio que fizemos dos 3 médicos representou uma vergonha para a casa. O que a gente faz para acalmar isso?
    O vice-reitor viu. E ficou legalizado. Se se está inocente.
    Não pode continuar assim, esses pássaros inocentes. É preciso sujar as asas. O convite aí fora é o da ordem, da clareza. Nas para existir essa ordem é preciso que ela seja perturbada para ser novamente restaurada. Quando as coisas estão congelando têm que assustar. As lições que tiramos da apresentação que fizemos:
  • Podemos fazer teatro.
  • Só se soube que fez teatro depois da apresentação.
  • O que diferencia o ensaio do espetáculo é a presença do público.
  • Ficou bem claro que o público dirige o espetáculo.
  • Durante todo o tempo passamos teimando com as coisas que fazíam.
  • Partimos de uma idéia arbitrária: Decorar o texto. Depois passamos a ser mais espontâneos.

    Coisas que podemos pensar para o curso do próximo semestre
  • Monitoria, bolsa de trabalho, estágio.

Para agora:

  • Formar um grupo para montar Nau Catarineta. Peça cantada na base de coros. Quero fazer um espetáculo bonito. Inquebrável. Mas transparente, como se fosse de vidro. A estrutura do galpão se presta a dar idéia de uma Nau. O teatro escuro, só uma réstia de luz. Transar uma de cheiros, incensos. Um espetáculo: Azul/Matreiro /Que dê calafrio /Pausado
  • Fazer uma coisa diferente das irresponsabilidades que existem por aí. Fazer com trabalho. Quero fazer também uma ópera nordestina. Mas isso é outra conversa.

Nenhum comentário: