sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Reconstituição do que aconteceu desde o início do curso

Sábado, 18-9-76

Havíamos combinado na aula de sexta-feira que se faria um mutirão neste sábado para datilografar os textos que surgiram e o que mais? Fazer uma reconstituição de tudo que aconteceu desde o início do curso.

Combinamos nos encontrar às 9 horas de hoje, aqui no Departamento de Comunicação. Quem apareceu? Eu apareci, depois o Felipe. Ficamos conversando sobre o que? Conversamos sobre os feriados deste ano. Todos estão caindo numa terça-feira. O Felipe me disse que ele e mais alguns (da turma que faz a Oficina) dormiram na casa do Cláudio. Teve uma festa de aniversário do filhinho do Cláudio. Depois beberam muito e acabaram ficando por lá. Antes o pessoal já havia bebido num barzinho aí da Asa Norte (Botequim). O Chico teve lá – no bar.

A Bia chegou. Será que o Chico vem? Já são quase nove e meia. Ele nunca se atrasa. A gente vai embora? Esperemos mais um pouco. Vamos telefonar pra ele. E o telefone?

O Chico chega. De camisa estampada. Atrasou-se porque esteve na Biblioteca. Fazendo o que? Só pode ser coisa pra TJT. Mandou a gente se informar a respeito da Biblioteca. A gente se informa. E ele também. A gente trabalha. Ele também. Quem diria que ele faz todas as tarefas que pede pra gente fazer. Acreditem, ele faz. Não para de pensar um instante sobre o que está fazendo ou pedindo para se fazer. Pediu pra turma de TJT fazer o trabalho sobre Biblioteca. A gente pensou que ele havia parado nisso. Parou? Encontrei com o Serginho e ele me contou que o Chico já ta pensando em pedir pra se fazer uma reportagem sobre a Universidade. A matéria sobre a Biblioteca será apenas uma parte desta reportagem.
Ninguém mais chegou para o trabalho que havia sido combinado pra hoje:
  • Datilografar os textos
  • Reconstituir nossa experiência
Que faremos?

Chico: Faremos o que se pode fazer. Somos poucos. Faremos o que for possível.
É possível reconstituir o que aconteceu desde o início do curso? Vamos ver:

Antes de iniciar o curso: A preparação

  • Se pensou dar o curso no Centro Olímpico (CO) não foi possível. 
  • Se pensou fazer muita coisa que não foi possível por não se ter local, por causa do calor, do futebol. A fita que levei ontem explica bem. Podemos copiar a fita.

11/08 Quarta-feira - Houve a apresentação das pessoas.
13/08 Sexta-feira - Discussão sobre o que é Teatro? Infantil? Como começar?
16/08 Segunda - Exercícios.
18/08 Quarta - Exercícios, construção da casa.
20/08 Sexta - tarefa: Reconstituir o que se passou.
23/08 Segunda - não houve aula, morte de JK.
25/08 Quarta – Apresentação das primeiras tentativas de se reescrever a experiência.
27/08 Sexta – Apresentação do texto do Carlos que foi a reunião dos textos apresentados na quarta.
28/08 Sábado – O pessoal se reune e datilografa o texto.
30/08 Segunda- Apresentação do texto mimeografado, divisão da sala em grupos pra se acrescentar coisas ao texto.
31/08 Terça – Houve uma reunião de pessoas de cada grupo para se unir as propostas.
01/09 Quarta – Tentativas de se apresentar a peça.
03/09 Sexta – Representaram novamente a peça. Leitura dum texto “Existe uma nova criança” do livro “A menina que buscava o sol”. Decidiu-se:
  • que se deveria ler mais literatura infantil (Cecília Meireles).
  • que se entrevistasse quem entendesse crianças: as mães, por exemplo.
  • que se pensasse sobre criança.
06/09 Segunda – Se pensou no que se faria para amolecer o texto. Foram lidas poesias de Cecília Meireles. Cantaram canções de rodas.
08/09 Quarta – A Cida trouxe canções gravadas. Foram ouvidas. A turma naturalmente se dividiu em dois grupos. Um ficou fazendo exercícios de como deveriam ser as brincadeiras da peça. O outro ficou conversando sobre o texto. Foi pedido que cada um sozinho ou em grupo fizesse um texto.
10/09 Sexta – Seriam lidos os textos que haviam sido feitos. Mas surgiu uma discussão que levou todo o tempo da aula. Os principais envolvidos: Chico X Cida, Antônio e Gustavo.
13/09 Segunda – Foram colocados no quadro os objetos do curso. Foi lida a peça de Cida.
15/09 Quarta – Foram lidos os textos: Daniel e Márcia; Clara e Angela e uma proposta de síntese. Discussões contra a maneira como foram feitas as peças: plagiando, copiando, pescando, etc.
17/09 Sexta – Apresentação da fita gravada: Chico falando sobre o curso.
18/09 Sábado – O pessoal se reuniria para datilografar os textos e reconstituir a experiência.

A partir desta reconstituição inicial, fizemos uma com mais dados. O Chico vai datilografar e levar mimeografado pra turma na segunda. Nossas conversas foram sobre o que aconteceu na quarta e na sexta-feira, quando houve as reações do carlos, do Antônio e da Laurete.

Carlos: “Tô achando essa peça babaca. Tamos pensando o tempo todo que as crianças são idiotas e estúpidas. Esse negócio de plagiar, copiar o que já foi feito não tá com nada.”

Antônio: “Acho tudo isso muito facista e sacana." ( depois que o Chico leu o que havia escrito enquanto as peças estavam sendo lida e durante a discussão das pessoas contra a peça)

Ana: “Acho que não se deve abandonar como se abandonou o texto original.”

Chico: O que é facista e sacana? Eu? O que eu li? As peças?

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